A The Summer Berry Company Portugal está agregada ao grupo The Summer Berry Company, que possui mais de 50 anos de experiência e dedicação na produção pequenos frutos no Reino Unido. Situados no sudoeste alentejano (Odemira) desde 2016 e com mais de 300 colaboradores, é um dos líderes de mercado na exportação de frutos vermelhos.
Esta empresa mostrará o seu Know-how na produção de framboesas, amoras, mirtilos e morangos.
JBI GROUP, fundada em 1988 por João Bento Inácio, é uma marca com grande ocupação no Algarve focada na produção de frutos vermelhos e sub-tropicais. À data detém 5 explorações localizadas no sotavento algarvio, perfazendo 25 ha de frutos vermelhos e 320 ha de abacate. Através do recurso a estufas e com a colaboração de mais de 500 trabalhadores no pico de produção, consegue produzir durante todo o ano. Aliado a uma tecnologia de ponta, que inclui estações meteorológicas e sondas de temperatura e humidade, a JBIGROUP consegue uma melhor eficiência do uso de rega e nutrientes, tudo isto a par com as condições edafoclimáticas da região faz com que estejam reunidas as condições para produzir a melhor fruta de qualidade. Destaca-se ainda pela sua exponente afirmação no panorama nacional, sendo uma marca detida a 100% por capital português. Tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar produtos agrícolas que não só acrescentem valor para as pessoas, como permitam a sustentabilidade da empresa, para que possam continuar a crescer e a trazer fruta segura, sustentada nas melhores práticas agrícolas e de qualidade para os consumidores.
A Estação de Melhoramento de Plantas é situada em Elvas e é dirigida pelo INIAV, sendo este um dos polos de investigação mais importantes no Pais. O principal foco do Pólo de Elvas é o melhoramento e estudo de cereais, leguminosas e olival, sendo estas as culturas predominantes e com maior relevância na região.
Está estação teve início em 1915 e desde então procura impulsionar os trabalhos de melhoramento de plantas em Portugal.
Situada no Oeste a Patrícia Pilar é uma das empresas que mais exporta na região produtos hortícolas e frutícolas.
Com mais de 30 anos de experiência, esta empresa é uma das mais tecnológicas ao nível do pós-colheita.
Alberga cerca de 45000 m2 de área coberta, e processa sobretudo tomate, curgete, batata-doce, abóbora, maça, pêra e diversos outros artigos.
Os seus leilões são reconhecidos por todo o país pela sua ligação direta entre produtor e o comércio tradicional.
A Frestia é uma empresa com raízes na Holanda, desde 1974 que se especializou na produção de várias variedades de pimentos e de tomate. Desde 2021 instalou-se no sudoeste alentejano, contando assim com uma área de produção com mais de 40 hectares e alta especialização tecnológica. Sendo a Holanda uma das potências mundiais na inovação e tecnologia poderemos visitar em Odemira uma montra da qualidade do trabalho feito lá fora.
O Esporão é uma empresa que nasceu no coração do Alentejo e do interesse de lá retirarem os melhores vinhos da região. Nascendo de uma empresa familiar, o Esporão é hoje ligado a valores inconfundíveis na nossa sociedade como a responsabilidade, inconformismo e excelência.
Nesta visita poderemos ver mais de 600 hectares de vinha, onde as tomadas de decisão assentam em tecnologias de ponta como imagens NDVI, estações meteorológicas, pluviómetros, sensores de indução eletromagnética entre outros. Por fim visitamos a adega e terminamos este belo dia com uma prova de vinhos.
A Martifruta é uma empresa familiar gerida por dois irmãos e foi fundada na década de 80. Situada no Algarve mais propriamente em Olhão a sua produção assenta em exclusivo em Laranja e Clementina. Atualmente administram três explorações agrícolas com um total de 30 hectares de citrinos. Com uma central fruteira a dar apoio logístico à produção esta empresa conta ainda com o apoio de 15 agricultores na região colocando assim a exportação com o principal foco.
A Asfertglobal é uma empresa líder em biotecnologia, com mais de 20 anos de experiência. É especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções de Biofertilização, Bioestimulação e Bioproteção, com base no uso de microorganismos e de novas moléculas orgânicas originárias de fontes naturais, que ajudam os agricultores a praticar uma agricultura mais bem-sucedida e sustentável.
O Badoca Safari Park é um parque temático com uma área de 90 hectares, localizado no Alentejo, em Vila Nova de Santo André, entre a planície e o mar, o parque conta atualmente com cerca de 600 animais, num total de mais de 80 espécies distintas. Durante o Safari vamos ver e aprender mais sobre muitos animais selvagens em habitat natural como zebras, girafas, búfalos, orixes ou gnus, mas no parque habitam também aves exóticas e de rapina, primatas, lémures, suricatas, cangurus, e muitos mais!
A FLATLANTIC opera uma das maiores unidades de produção de peixes planos do mundo, havendo poucas unidades produtivas de peixes em terra (mesmo considerando outras espécies) desta dimensão. A unidade de produção aquícola localiza-se na Praia de Mira (a norte da Figueira da Foz), a cerca de 500 metros da linha de costa, o que confere a capacidade de acesso a uma ótima qualidade da água do oceano Atlântico. A produção de pregado (Scophthalmus maximus), e de linguado (Solea senegalensis) desta instalação é superior às 3000ton/ano, e inclui todas as fases produtivas desde a maternidade, pré-engordas, engordas e processamento do produto. Com a perspetiva de se tornar líder de mercado na Europa, a empresa ambiciona aumentar nas próximas décadas a sua produção para 6.000ton/ano de pregado e mais de 10.000ton/ano de linguado.
Fundada em 1963 por Luís Jorge Ortigão Costa, a Coudelaria Ortigão Costa dedicou-se a criar uma elite de cavalos pretos. A sua eguada conta presentemente com 58 éguas Puro Sangue Lusitano de cor preta e 14 éguas Português de Desporto.
Os seus cavalos são fiéis embaixadores do seu projeto de criação, o que a torna a maior coudelaria privada em termos de exportação internacional. Dotados de enorme beleza, carácter excepcional e grande funcionalidade, os cavalos OC têm especial destaque para a dressage e toureio. Face ao excelente potencial desportivo dos cavalos OC, e com vista a satisfazer a crescente exigência do mercado internacional de Dressage, a Coudelaria deu início em 2010 a um novo projeto de criação de cavalos Luso-Warmblood, apostando no incrível garanhão preto Moorland Totilas. Hoje, a Coudelaria Ortigão Costa é uma Coudelaria moderna, adaptada aos mais exigentes padrões internacionais, sem nunca esquecer as suas origens e tradição na qual teve origem.
Fábrica de Ovar da Nanta. A Nanta faz parte do Grupo Nutreco, empresa global que ocupa posições de liderança a nível mundial em nutrição animal e é o maior produtor do mundo de rações para aquacultura. Atualmente, é a primeira empresa de alimentação animal na Península Ibérica, tanto pelo seu potencial de produção, comercialização e serviço aos seus clientes, como pelo compromisso de investigação, desenvolvimento e colocação no mercado de produtos com os mais altos níveis de segurança, traçabilidade e qualidade.
Num mercado local, atomizado e maduro, com expectativas de crescimento limitado para os próximos anos, a Nanta tem um papel de liderança na consolidação e profissionalização do mercado através do desenvolvimento e fornecimento de soluções nutricionais mais eficientes e sustentáveis.
Na Herdade de São Luís, a Porcus Natura tem uma abordagem inovadora no modo de criação dos seus porcos, onde valoriza a genética e as práticas sustentáveis de produção. Através da marca Absoluto, seleciona apenas os melhores porcos e transforma-os em diversos produtos, como lombinho, pluma, presunto e lombo. Além da criação de porcos, a Herdade também possui gado bovino da raça Angus, ovinos Merina e cabras serpentinas. Essa diversidade não apenas contribui para o negócio, mas também está alinhada com a filosofia da propriedade, que segue um sistema extensivo de maneio regenerativo. Isso envolve o uso das diferentes espécies para melhorar a produtividade do solo e equilibrar as emissões de carbono. Essa abordagem é alcançada através da rotação dos animais pelos espaços e permitindo que eles desempenhem os seus papéis naturais no ecossistema.
Casal Quintanelas situado em Sabugo, Sintra foi comprado em 1956, começando com 20 vacas leiteiras. Em 2007 devido a problemas de infertilidade e fragilidade dos animais, recorreram a touros de raça Montbeliarde e Swedish Red, aplicando o programa Procross. Este programa permite-lhes tirar partido do vigor híbrido e atualmente já está confirmada uma grande redução no “intervalo entre partos” e aumento da saúde e resistência geral dos animais. Atualmente possuem um efetivo de 300 vacas em produção, produzindo 11 500L em 305 dias.
Em 2018, com o intuito da diversificação do negócio, foram importados os primeiros embriões da raça Beefmaster, constituída a partir do cruzamento de vacas Hereford e Shorthorn, com touros Brahman, e implementados nas novilhas. Esta aposta tem-se mostrado vencedora pelas características genéticas diferenciadoras como maior resistência ao calor, excelentes características maternais e bons desempenhos produtivos.
Fundada em 1995 por Fernando Jorge Ferreira, a Caçabrava iniciou a criação de aves cinegéticas com o objetivo de contrariar o rápido declínio nas espécies naturais, apoiando atualmente os cotos de caça mais exigentes na Península Ibérica. As aves são selecionadas com base na sua resistência, robustez e capacidade reprodutiva. De forma a assegurar todo este processo, os animais são acompanhados por nutricionistas, veterinários e técnicos durante todo o ciclo. A Caçabrava aposta também na formação e dinamização do setor cinegético.
A LUSOGENES produz e comercializa sémen. Procura, ainda, disponibilizar de forma eficiente e sustentada, produtos e serviços que contribuam para um contínuo desenvolvimento do setor, procurando maximizar a rentabilidade de produtores e parceiros.
O engenheiro João José Santos após 10 anos em suinicultura industrial decidiu implementar um projeto pessoal em Benedita, Alcobaça, começando a criar Porcos Malhados de Alcobaça. Fez a primeira experiência de criar estes porcos em 2017 e em 2019 fundou a sua empresa Porco Saloio começando com um efetivo de 18 animais.
A sua metodologia de trabalho é baseada no que se fazia antigamente, sem colocar em risco a segurança alimentar, por exemplo toda a sua alimentação é baseada em fruta, especialmente maçãs de alcobaça que sobram.
Os leitões são depois abatidos aos 8 meses e vendidos localmente num talho com distribuição na Grande Lisboa.
Descobre mais ao clicares na imagem.
A AGRIANGUS surgiu no ano de 2012 na freguesia de Asseiceira, Tomar. Com o objetivo de fazer uma seleção criteriosa de bovinos de raça Aberdeen-Angus, João Diogo Ferreira começou a sua atividade com a importação de animais a partir da Dinamarca e Irlanda e desde o início avançou com inseminações artificiais e transferências de embriões. A raça foi escolhida minuciosamente, destacando-se não só na qualidade da carne, como também em outras características zootécnicas vantajosas como a docilidade, facilidade de partos e bom ganho médio diário. De forma a colmatar as faltas de equipamentos quando fundaram a exploração, a AGRIANGUS começou a representar várias marcas, nomeadamente a Priefert, a Jourdain, a La Buvette e a Datamars sendo distribuidores em Portugal através da sua loja online ANIMALEQUIP. A sua forma principal de venda é o leilão anual de reprodutores, de forma a mostrar os seus animais, resultado de um excelente trabalho genético feito pela AGRIANGUS, dando oportunidade a outras empresas de os adquirir.